Afinal, qual é a importância de saber o que é cosmovisão? Por mais que seja um termo mais teórico, ela está presente em absolutamente todas as ações e discussões humanas.
Isso porque todo e qualquer ser humano tem uma cosmovisão própria, independentemente se tem conhecimento sobre o que é este termo ou não.
E tem mais, ela tem tudo a ver com a maneira que as pessoas experimentam o mundo e o que existe nele.
É interessante conhecer a fundo esse conceito para entender mais da consciência humana, crenças fundamentais e o que pode ser limitante.
Neste conteúdo, você vai aprender o que é cosmovisão, as perguntas que ela procura responder e os principais tipos existentes.
Continue conosco até o final da leitura para tirar todas as dúvidas sobre o tema.
O que significa uma cosmovisão?
De uma forma bem simples e direta, a cosmovisão pode ser definida como um coletivo de ideias que constroem a visão de mundo que cada ser humano tem.
Ou seja, é o jeito como cada um enxerga aspectos como bem, mal e valores morais do ambiente, por exemplo, que levam à tomada de decisões e atitudes.
Imagine um óculos composto por aros e lentes da forma mais tradicional. As lentes permitem que a pessoa enxergue o mundo de um jeito específico, certo? Essa é a ideia da cosmovisão.
É como se ela fosse exatamente as lentes pelas quais o ser humano enxerga a realidade de uma forma única.
Esse conceito surgiu dentro dos estudos e discussões da Filosofia, embora hoje seja conhecido popularmente no meio teológico. Mas a ideia original era localizar o ser humano como responsável e ativo no processo de aprendizagem ou conhecimento da vida.
Portanto, a cosmovisão está entre o indivíduo e a experiência que ele tem com o mundo, de tal forma que influencia diretamente em como essa relação é feita.
Quais perguntas a cosmovisão busca responder?
Agora que você já sabe mais o que é cosmovisão, vamos falar sobre as perguntas que esse termo procura responder.
Normalmente, são vistas como perguntas fundamentais, isto é, que servem como base e são essenciais para construção de crenças que constituem a cosmovisão.
Confira as principais a seguir:
- Origem: Como o universo e a vida surgiram? Qual é a origem do ser humano e de outras formas de vida?
- Natureza humana: Qual é a essência do ser humano? Quais são as características e capacidades distintas dos seres humanos?
- Ética e moralidade: Quais são os princípios éticos e morais que devem guiar as ações humanas? Qual é a base para distinguir o certo do errado?
- Destino após a morte: O que acontece após a morte? Existe uma vida após a morte? Qual é o destino final da humanidade?
- Conhecimento e verdade: Como obtemos conhecimento sobre o mundo? Existe uma verdade absoluta ou a compreensão da realidade é relativa?
- Relação entre o indivíduo e a sociedade: Qual é o papel do indivíduo na sociedade? Qual é a natureza das relações humanas e das estruturas sociais?
Essas questões servem exatamente para criarem alicerces sobre a forma que cada um enxerga e experimenta o mundo.
Quais são os principais tipos de cosmovisão?
Saber o que é cosmovisão também envolve conhecer os principais tipos que existem.
Cada modelo possui crenças básicas mais semelhantes e compartilhadas que determinam visões de mundo a partir delas.
Listamos os principais tipos abaixo:
Científica
O primeiro tipo de cosmovisão é a científica. Como o termo indica, as perguntas fundamentais neste exemplo possuem crenças baseadas na ciência e tudo que a envolve.
Isto é, buscar o conhecimento a partir do processo de hipóteses, experimentações, métodos científicos, comprovações e resultados.
A visão de mundo desse tipo procura explicar os fatos por meio dos métodos de tal forma que gere o conhecimento sobre como o universo opera.
Secular
A cosmovisão secular tem como base as questões da razão, filosofia, ética e justiça social que compõem a sociedade.
Para esse tipo, todo dogma e ideologia precisa passar por um filtro racional ao invés de ser aceito diretamente por paixão. Além disso, todas as decisões do ser humano podem ocasionar em consequências éticas.
No geral, as perguntas fundamentais procuram gerar reflexões sobre o entendimento da sociedade e do mundo.
Indígena
Dentro da cosmovisão indígena, existem diferentes tipos que variam de acordo com as etnias.
Ou seja, cada povo possui um sistema de valores morais, culturais e conhecimentos no geral que são construídos por cosmovisões distintas.
Por exemplo, uma etnia pode ser um sagrado diferente de outra, o que já diferencia bastante as crenças básicas e, consequentemente, a forma que os indivíduos enxergam o mundo.
Filosófica
O último tipo de cosmovisão é a filosófica, que tem o conjunto de pensamentos influenciado por questões da filosofia.
Isso significa ter uma visão do mundo a partir de noções filosóficas sobre a existência humana e a razão.
A filosofia é, por si só, uma área de estudo que se baseia em questionamentos no início para construir conhecimentos.
Logo, a cosmovisão filosófica tem alicerce nesse modo de pensar e experimentar o mundo.
Religiosa
Certo, o que é cosmovisão religiosa? É o tipo de visão guiada por crenças fundamentadas em diferentes religiões, como o nome bem sugere.
Vamos pegar como exemplo o cristianismo. Muito da cosmovisão dessa origem tem como base os dez mandamentos ensinados na Bíblia.
A partir deles, um coletivo de ideias morais é criado e guia determinadas escolhas de cada pessoa que compartilha dessa cosmovisão.
Vale a pena entender o que é cosmovisão exatamente para compreender a origem desses tipos que servem como guia para ações do dia a dia.
Aliás, a cosmovisão religiosa tem grande importância para a construção de valores morais e éticos, com noções de empatia e compreensão.
Essa é uma das missões do Colégio Monte Sinai, que tem 16 anos de existência e estrada na formação de alunos para os desafios da vida com base no ensino religioso.
Conheça o Colégio Monte Sinai e tenha acesso a uma educação de valor!
Conclusão
Deu para entender melhor o que é cosmovisão e como ela funciona de forma intermediária nas relações do ser humano com o mundo?
Além disso, existem diferentes tipos de cosmovisão que influenciam no jeito que as pessoas enxergam o mundo e tomam as decisões do dia a dia.
Vale muito a pena ter esse conhecimento para uma maior consciência e compreensão das nossas escolhas e responsabilidades!
O Colégio Monte Sinai nunca foi somente uma instituição de ensino, nossa meta vai muito além, temos como objetivo orientar vidas , inspirar novos sonhos e apresentar aos nossos alunos todas as possibilidades que estão a sua frente.